terça-feira, 16 de novembro de 2010

Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros
Publicidade e Propaganda – 6º período
Disciplina: Produção em TV
Alunos: Jullie Bittencourt, Lívio Ribeiro, Michelle Tondineli, Rodrigo Arruda, Roberta Mariane e Saulo Siardo.
          


FICHAMENTO

Referência: WATTS, Harris. On Câmera: O curso de produção de filme e vídeo da BBC. São Paulo: Summus, 1990.
Todas as formulas originam-se de boas idéias, senão elas não teriam virados fórmulas. E as fórmulas oferecem vantagens. Os produtores não se expõem ao risco do fracasso – sabem que seus programas irão funcionar. Mas em longo prazo as fórmulas têm um elemento intrínseco de fracasso, uma espécie de elemento biodegradável que garante finalmente o seu desgaste. A maneira de evitar este final triste é renovar sua formula, sempre à procura de alternativas para aperfeiçoá-la. Mas se você não tem uma fórmula, você precisa de uma idéia. Todas as produções devem entreter a audiência de alguma forma, ou simplesmente não haverá audiência. A televisão não é um bom veículo para a comunicação de grandes quantidades de informações detalhadas. Você tem de selecionar apenas os fatos mais importantes para o seu programa e excluir os demais. Por outro lado, a grande vantagem do vídeo é poder tornar os fatos vivos e apresentá-los de uma maneira interessante. Mas apenas um número muito limitado de fatos num determinado tempo. Portanto tem de ser seguro na decisão de quais fatos são mais importantes e incluir apenas esses na produção. Uma vez que gerar idéias é à base do trabalho criativo, sugere macetes sobre a identificação: 1º Tem algo que você queria dizer ao mundo? Você tem alguma forte intuição sobre algum assunto? 2º Pense naquilo que realmente lhe interessa e você terá chance de ter uma idéia de produção que seja atraente às outras pessoas. E por fim o 3º manter um arquivo de idéias.
Pesquisa é um trabalho de alto nível, de fato algo acima da competência dos produtores, algo que funcionários da agencia de noticias do governo fornecem prontinho ou os guias de museu repetem de cor. Todo mundo precisa de pesquisa, toda produção precisa dela, além dos próprios produtores devem fazê-la. Como produtor você deve fazer a sua própria pesquisa, para saber mais sobre o assunto e selecionar os pontos importantes que entraram no vídeo e durante a pesquisa você reconheça o material que ficará melhor em vídeo e ninguém poderá fazer isto melhor que você. Sempre tente associar a música usada com a gravação para que não afetar a maneira de lidar com as imagens. O uso de um gravador é importante, pois grave todas as conversas com todas as pessoas interligadas ao seu programa, logo isso contribuirá para o mesmo. Seja sempre receptivo a novas idéias. Finalmente, tenha um caderno de anotações para cada produção e anote os fatos e acontecimentos que você levantou em sua pesquisa, relacione tudo periodicamente.
Reco é o prefixo de reconhecimento. A discussão sobre o reco também faz o pessoal não ligado ao meio televisivo compreender o quanto é trabalhoso fazer um bom programa. Mas o que faz num reco? A checklist a seguir será útil. 1º Explore o local: observe minuciosamente a locação. 2º Converse com as pessoas: converse longamente com as pessoas do local. 3º Verifique o sol: confira onde o sol estará quando você retornar para a gravação ou filmagem. 4º Liste as seqüências: faça uma lista de seqüências que você pretende filmar e ponha-a em discussão com o pessoal de lá. 5º Relacione tomadas-de-cena: faça uma lista completa das tomadas-de-cena que você deseja para cada seqüência. 6º Eletricidade: confira se há tomadas para sua iluminação e que tipo de plugues elas aceitam. 7º Som: ouça os ruídos na locação. 8º Permissão para filmagem: cheque duas vezes se você tem permissão para gravar com todos que você conversar. 9º Estabeleça o dia da gravação: certifique seus contatos do dia e hora que você vai voltar para filmar e o que espera deles naquele dia. 10º Água e estacionamento: cheque se tem lugar nas imediações onde sua equipe possa comer beber e até estacionar os veículos. 11º Equipamento especial: tome nota de todo equipamento especial de que você irá precisar. 12º Leve uma máquina fotográfica: costuma ser útil fotografar quando se faz o levantamento de produção. 13º Fotos de divulgação: Sua máquina fotográfica também fará você lembrar-se de possíveis fotos para publicidade de sua produção. 14º Como chegar lá: Finalmente certifique de ter dado instruções claras e precisas sobre como chegar à locação. Um mapa costuma ser útil. Sempre que possível leve u, operador de câmera nos levantamentos.
O roteiro consiste em relacionar, num pedaço de papel tudo aquilo que você pretende colocar na produção. Sob forma de anotações, com as imagens à esquerda e a indicação do respectivo som à direita. Verifique seu roteiro para ver se você tem: uma idéia trabalhável, material suficiente para descobrir a história, na duração que você quer e não se esqueça de nada. Estime a duração provável de cada seqüência, individualmente, para depois somar e chegar a um total, por segurança, planeje cerca de 25% a mais de material daquilo que você calculou anteriormente. Calcule os dias de filmagem para que nada aconteça de errado futuramente. Tome cuidado se a sinopse da história for vaga. Talvez a melhor forma de avaliar a importância de definir precisamente o que você está tentando avaliar a importância de definir precisamente o que está tentando contar seja fazer uma comparação com aquele gênero de filme em extinção, o de viagens. Não é de se admirar que o gênero do filme de viagens esteja desaparecendo. Certifique-se que sua produção não esteja sendo absolutamente óbvia sobre que você quer dizer.

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