terça-feira, 16 de novembro de 2010

Projeto Multidisciplinar
6º Período de Publicidade e Propaganda
 ALUNOS: Jullie Bittencourt, Lívio Ribeiro, Michelle Tondineli, Rodrigo Arruda, Roberta Mariane e Saulo Siardo.
TEMA
A importância da atividade publicitária televisiva veiculada pela INTERTV.

PRBLEMA
Qual a importância da atividade publicitária televisiva veiculada pela INTERTV no mercado do norte de Minas?

OBJETIVO GERAL
Verificar a importância da atividade publicitária televisiva veiculada pela INTERTV no mercado do norte de Minas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Planejamento de Mídia – Wendell Britto):
·        Elaborar o Plano de Mídia da campanha de divulgação da publicidade veiculada pela INTERTV.
(Planejamento Estratégico de Marketing – Ana Gabriela Ribeiro):
·         Identificar as ameaças e oportunidades para anunciantes e agências de publicidade do mercado publicitário televisivo de Montes Claros ao longo desses 30 anos, considerando a entrada da TV Grande Minas e depois INTERTV nesse contexto.
·        Verificar de que forma a chegada de uma afiliada da Rede Globo na cidade interferiu na qualidade dos comerciais, na imagem dos anunciantes locais e na valorização do espaço publicitário na TV.
(Fundamentos de Multimídia – Horácio Rangel/ Wendell Britto):
·        Montar e publicar um site falando sobre a memória e história da propaganda em Montes Claros e no norte de Minas com postagem de comerciais, spot's e peças gráficas (se possível) com breve histórico sobre os mesmos.
(Produção Publicitária em TV – Cácio Xavier/Rogério Fagundes):
·        Criar, produzir e editar os VTs da campanha de promoção e valorização da atividade publicitária televisiva veiculada pela INTERTV, considerando as especificidades e características regionais do veículo pesquisado, bem como as técnicas e linguagem da produção publicitária em TV.
(Direção de Arte II – Flávio Alcântara):
·        Identificar a linguagem visual mais adequada a ideia da campanha a ser produzida, orientar a percepção do receptor para melhor assimilação dos valores transmitidos, adaptar tal linguagem a diversos suportes gráficos.

JUSTIFICATIVA

            A televisão promove eventos, cria e difunde modas, destaca, em cada momento, problemas sociais, influencia em questões políticas e trabalha apelando principalmente para os sentimentos individuais e coletivos de:  liberdade, amor, juventude, status, felicidade, realização pessoal, conforto,  segurança econômica etc. Assistir televisão hoje é uma importante atividade  para o indivíduo, sendo sua principal fonte de informação e referência social . É por isso que a publicidade na TV tem a necessidade de acompanhar e estimular as transformações sociais promovidas pelo conteúdo da televisão, assimilando em seus comerciais, a mesma subjetividade.
            A pesquisa em questão se justifica pela necessidade de se compreender a importância da atividade publicitária televisiva realizada na região do norte de Minas pela INTERTV em vários âmbitos: para o anunciante, para a instituição INTERTV e para o os acadêmicos envolvidos na realização desse trabalho.
            Para o anunciante, entender que a televisão estimula o aumento às vendas, divulga os produtos, cria tendências, promove lançamentos é o mínimo dos benefícios que se pode conseguir para a marca, produto ou serviço de uma empresa anunciante. Uma das variáveis fundamentais da confiabilidade dos comerciais é a sua adequação aos valores do público a ser atingido. Anunciar em TV indica o melhor aproveitamento do perfil do telespectador para associar sua marca, considerando custo x alcance e ajustamento ao público-alvo.
            Para a instituição da INTERTV, estudar a importância da atividade publicitária na TV é mais um instrumento que indica seu compromisso com o anunciante. Além disso, rede de televisão e empresa anunciante passam a associar simultaneamente seus valores como marca e seu crédito junto ao telespectador/consumidor. Junto com a imagem da marca é importante para o comercial garantir uma imagem positiva da empresa de televisão e vice-versa.
            Para os acadêmicos, desenvolvedores dessa pesquisa, entender a publicidade televisiva no contexto norte-mineiro reforça uma formação voltada para o contexto em que se está inserido, entendendo o mercado publicitário voltado para a TV com um olhar analítico. A pesquisa permitirá conhecer a relação anunciante x veículo, os principais interesses dessa relação e quais as contribuições que o profissional da propaganda pode oferecer a essa parceria, em busca de, cada vez mais, especializar a atividade na região.

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